COMÉRCIO

O ideal para se pensar em montar um comércio é considerar o local em que pretende instalar a empresa, a necessidade do produto/ serviço oferecido, concorrência e claro, todos os custos que vem pela frente, como abertura de empresa, infraestrutura, funcionários e giro de caixa.

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário o cumprimento de algumas formalidades.

  • Antes de qualquer procedimento é necessário realizar uma consulta prévia na Prefeitura Municipal para obter uma certidão, onde constará se no local escolhido é permitido o funcionamento da atividade pretendida pelo empreendedor; através do IPTU é possível analisar e consultar.
  • Deverá realizar a busca do nome e marca, perante a JUCESP e o INPI, visando obter informação se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido ou a marca a ser utilizada;
abertura
  • Arquivamento do Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual na JUCESP;
  • Cadastrar a empresa perante a Receita Federal para obtenção do CNPJ, perante a Fazenda Estadual para obtenção da Inscrição Estadual e Prefeitura Municipal, para obter o alvará de localização de funcionamento.

É importante que o empreendedor reserve pelo menos 30% do investimento inicial para o capital de giro, visando evitar dívidas no início da atividade.

Administrar o seu próprio negócio vai exigir competências gerenciais, financeiras e uma boa assessoria contábil tributária.

A Supportcont  oferece suporte contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária para a sua empresa, fornecendo ao empresário serviço de qualidade, buscando, inclusive, o melhor enquadramento tributário.

As empresas do comércio varejista poderão optar pela tributação com base no Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

Decidiu abrir um comercio? Estamos aqui para te ajudar!

Antes de tudo, é necessário avaliar o custo com a infraestrutura do local onde você pretende abrir sua empresa, estudar a região, pesquisar sobre o produto, concorrência e ter pelo menos uma reserva de 30% do investimento inicial para o capital de giro, assim você evita dividas logo no inicio das atividades !

Depois da análise dos riscos e das decisões tomadas, é hora de tropeçar nas formalidades, e claro, estaremos aqui para tirar da sua frente tornar o caminho o mais tranquilo e rápido possível !

Chegou a hora dar a entrada para a abertura da empresa e o que não faltam são formalidades e um vai e volta de documentos protocolados! Abaixo damos uma resumida nas etapas mais importantes deste processo.

  • Antes de qualquer procedimento é preciso realizar uma consulta prévia na Prefeitura Municipal e obter uma certidão, que irá informar se o local escolhido permite o funcionamento da atividade escolhida pelo empreendedor; através do IPTU é possível realizar esta analise antes de dar entrada na prefeitura.
  • Também é necessário verificar através da JUCESP e do INPI se o nome e a marca estão disponíveis e se não existe alguma outra empresa que já tenha registrado a mesma.
  • Levantado as questões acima, hora de elaborar o Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual e protocolar na JUCESP;
  • E ainda tem o cadastro da empresa na Receita Federal para obter o CNPJ, na Fazenda Estadual para conseguir a Inscrição Estadual e também na Prefeitura Municipal, que é a responsável pelo alvará de localização de funcionamento.
  • Para algumas empresas do comércio varejista é possível optar pelo tipo de tributação com base no Lucro Presumido, Lucro Real ou o Simples Nacional

Para começar bem o seu próprio negócio e conseguir se focar no crescimento dele é necessário uma certa experiência em administração, além de conhecimentos gerenciais, financeiro e o suporte de uma contabilidade tributária qualificada e de confiança.

A Supportcont garante a assessoria contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária para você! Conte conosco desde as primeiras formalidades para a abertura da sua empresa, como pesquisas, contrato social, busca pelo melhor enquadramento tributário e o que mais for necessário para que você possa se dedicar exclusivamente ao seu plano de gestão enquanto nós cuidamos da burocracia!